A pequena Pascuala (ou simplesmente, Pascualita), é como é chamada a manequim de roupas de noiva mais conhecida da cidade de Chihuahua no México. Essa manequim tem cerca de 75 anos de vitrine em uma loja local (La Popular), levando em conta que é um tempo considerável para que um manequim fique exposto. Até aí tudo bem,  porém a história por trás da manequim não tem nada de normal.

Segundo os moradores da cidade, La Pascualita não é uma manequim comum, mas sim, o cadáver perfeitamente preservado da filha do antigo proprietário da loja. A perfeição dos traços da manequim atraíram quase que instantaneamente os olhares de todos na cidade e, logo após as primeiras aglomerações em frente à vitrine da loja, as pessoas logo perceberam que a manequim se assemelhava muito à filha falecida do proprietário da loja, Pascuala Esparza. 

La Pascualita

La Pascuala ou La Pascualita fora posta pela primeira vez na vitrine da loja no dia 25 de março de 1930 e, apesar de ter se passado tantos anos, a noiva cadáver continua a causar espanto na população. Alguns populares mais corajosos que decidiram colar o rosto na vitrine à noite, juram ter visto ela piscar os olhos. Já outros afirmam terem visto ela sorrir e até mesmo mover um pouco os braços. E um enorme número de pessoas relatam que a manequim os acompanha com os olhos por dentro da loja e à noite troca de posição na vitrine.

Pascualita | A Verdadeira Noiva Cadáver 1

Durante décadas, a lenda de La Pascualita tem atraído milhares de visitantes para a cidade de Chihuahua. Essas pessoas voltam para casa convencidos de que La Pascualita é o cadáver da filha do antigo dono do estabelecimento.

A Lenda de Pascualita

A filha do antigo proprietário havia morrido no dia de seu casamento após ter sido picada por uma aranha. Supostamente uma Viúva Negra. Mas, apesar do antigo dono da loja e o atual negarem os rumores, ainda assim, os moradores não acreditam neles. Os diversos relatos de acontecimentos sobrenaturais e alguns incidentes ímpares não deixam dúvida para os populares de que ela realmente está “viva”.

“Toda a vez que eu chego perto de Pascualita minhas mãos começam a suar. Suas mãos são muito realistas e era ainda tem varizes nas pernas. Eu acredito que ela é uma pessoa.”

Pascualita | A Verdadeira Noiva Cadáver 2

Desde Muito Tempo a Lenda Existe

Essa é uma lenda bem antiga (desde pouco depois de 1930) e essas imagens circulam pela web há muitos anos. Mas na última semana de julho de 2014, é que vários sites e blogs resolveram “ressuscitar” essa notícia. Dessa forma, para muitos, isso parece novidade!

De fato, existe uma loja chamada La Popular, no número 808 da rua Victoria, em um bairro da cidade de Chihuahua (que é a capital do estado com o mesmo nome, no México). A loja ainda vende vestidos para noivas até hoje!

A bela e incrivelmente realista manequim não é o corpo de uma filha do proprietário da loja! Na verdade, ela foi confeccionada em 1930 pela antiga dona da La Popular, Pascualita Esparza Perales Perez.

Pascualita | A Verdadeira Noiva Cadáver 3
Pascualita | A Verdadeira Noiva Cadáver 4

Mantendo o Mito

Assim, mesmo afirmando que é apenas uma lenda, a loja mexicana continua fazendo alguns rituais para manter o mito. Por Exemplo, quando é preciso trocar o vestido da Pascualita, os funcionários da La Popular cobrem os vidros da vitrine onde a boneca está exposta, para que ninguém a veja nua.

Além disso, uma das lendas locais ainda afirmam que a boneca salvou uma mulher de um tiroteio. Assim, já teve morador atribuindo até alguns milagres à Pascualita. O mesmo povo cultiva outras lendas interessantes como:

  • a Llorona (uma assombração que aparece chorando todas as noites na beira do rio); por conseguinte
  •  Cucuy (uma espécie de “Bicho-Papão” mexicano).

Licença de Uso
O conteúdo do site está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional. Você pode copiar o conteúdo desde que cite o autor e o link da matéria. Com exceção a seção de Histórias de Terror, que possui direitos autorais reservados. Importante: Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e podem não expressar a opinião do Mundo Sombrio.


1 comentário

Cleunice Orlandi · 16/01/2019 às 11:00 pm

Penso que NÃO é um manequim e sim, o cadáver da moça. Para quem duvida, basta dar zum nas mãos e verá todas as mínimas rugas, as pequenas dobras de uma mão humana. Só isso: Dê zum e terá a certeza que NÃO é boneca coisa nenhuma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *