Supercomputador prevê sexta extinção em massa da Terra até 2100

por Mundo Sombrio
130 visualizações

Até o final do século, uma extinção em massa pode começar na Terra, o que destruirá mais de um quarto da biodiversidade mundial. Cientistas da Europa e da Austrália fizeram essa previsão com base nos resultados de simulações de computador, informa o Science Advances.

Os autores do estudo enfatizaram que, de fato, a sexta extinção em massa já começou. Nos últimos cem anos, em média, duas espécies de vertebrados desapareceram anualmente.

A lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza inclui mais de 42 mil espécies ameaçadas de extinção total.

Usando um supercomputador, cientistas da Comissão Europeia e da Universidade Flinders da Austrália criaram um planeta virtual com 15.000 teias alimentares. Então eles analisaram como este mundo mudará nos próximos cem anos.

No modelo, os cientistas levaram em consideração o fator de “extinção conjunta” – situação em que a extinção de uma espécie acarreta inevitavelmente a extinção de outra.

“Imagine um predador que perde sua presa devido às mudanças climáticas. A perda de uma espécie de presa é uma extinção primária, pois foi diretamente afetada pelo cataclismo. Mas o predador, como não tem o que comer, também vai morrer”, explicam os autores do trabalho científico.

Além disso, as mudanças climáticas e de uso da terra foram levadas em consideração. O modelo permitiu aos cientistas testar vários cenários possíveis.

Os resultados mostraram que, na melhor das hipóteses, até 2050 a Terra perderá 6% da biodiversidade e até 2100 – 13%. No pior cenário, esses números foram de 10% e 27%, respectivamente.

Os resultados mostraram “perdas muito maiores do que se pensava anteriormente”. Os criadores do modelo observaram que as próximas décadas serão decisivas para a conservação da biodiversidade global

Siga-nos no Instagram e no Facebook também!

Escolhidos Para Você

Deixe um Comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados pelo Mundo Sombrio.

[email protected]

Mundo Sombrio © 2015 Todos os Direitos Reservados

Bloqueador de Anúncios Detectado

Os anúncios nos ajudam a manter o site no ar e trazer sempre mais terror para vocês. Por favor, desative o seu bloqueador de anúncios!