Manananggal: A Lenda Vampírica Filipina

por Mundo Sombrio
722 visualizações
Continua após a publicidade..

Manananggal (às vezes confundida com o Wak Wak), é considerado uma raça especial de aswang, cujo nome denotaria literalmente “Removedor”, uma criatura mítica parecida com um vampiro, nativa das Filipinas, um monstro ou uma bruxa malévola devoradora de homens e sugadora de sangue.

Etimologia

A palavra Manananggal vem da palavra tagalog tanggal, que significa “remover” ou “separar”, que literalmente significa algo como “removedor” ou “separador”. Nesse caso, “aquele que se separa”. O nome também se origina de uma expressão usada para um torso cortado.

Mitologia

A Manananggal é descrita como assustadora, hedionda, geralmente retratada como uma criatura feminina, e sempre capaz de dividir sua parte superior do tronco da parte inferior (que se enraíza no solo) para criar enormes asas de morcego e voar na noite em busca de suas vítimas.

Continua após a publicidade..

Diz-se que a Manananggal preferem caçar mulheres grávidas adormecidas, usando uma língua alongada, semelhante a probóscide, para sugar o coração de seus fetos ou o sangue de quem está dormindo. Também assombra noivos (se transformando numa bela mulher quando decide caçá-los) ou casais apaixonados. Se deixado no altar, o noivo pode ser um dos seus principais alvos.

Manananggal
Manananggal

Têm olhos arregalados e cabelos selvagens. Seus dentes têm a capacidade de virar presas e as unhas podem se transformar em garras longas e afiadas. O tronco inferior cortado é deixado em pé, imóvel, e é o mais vulnerável das duas metades. Polvilhar sal, alho ou cinzas em cima da parte inferior do corpo é permanentemente fatal para a criatura. O tronco superior não seria capaz de se juntar novamente e pereceria ao nascer do sol.

São comumente chamadas de Tiktik, por causa do som que elas fazem ao voar, confundindo as vítimas. O folclore determina que quanto mais fraco o som, mais próximo o Manananggal esta da vítima. Gatos e corvos negros costumam sinalizar a presença de um tik-tik, e rostos ou corpos deformados em crianças são supostamente sinais das consequências de um ataque de Manananggal.

Como vampiros, criaturas folclóricas de Visayan e aswangs, também se diz que elas detestam alho e sal. Elas também eram conhecidas por evitar punhais, luz, vinagre, especiarias e cauda de uma arraia, que pode ser modelada como um chicote.

O mito é popular nas ilhas Visayas, das Filipinas, especialmente nas províncias ocidentais de Capiz, Iloilo, Bohol e Antique. Existem vários relatos dos avistamentos de uma Manananggal.

Continua após a publicidade..

O folclore de criaturas semelhantes pode ser encontrado nos países vizinhos da Indonésia e Malásia. A província de Capiz é o assunto ou o foco de muitas histórias de Manananggal, como acontece com as histórias de outros tipos de criaturas míticas, como fantasmas, duendes e ghouls, geralmente chamados de aswangs. Os avistamentos são supostamente daqui, e diz-se que certas pessoas locais acreditam em sua existência, apesar da modernização. A Manananggal compartilha algumas características com o vampiro do folclore dos Balcãs, como sua aversão ao alho, sal e vulnerabilidade à luz solar.

Perfil mundosombrio face 3 com letra fundo preto 1 scaled • mundo sombrio
Mundo Sombrio

Histórias de Terror, Lendas Urbanas, Creepypastas, Relatos Sobrenaturais, Vídeos e muito mais. Mundo Sombrio: O Melhor do Terror para Você!

Siga-nos no Instagram e no Facebook também!

Deixe um Comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados pelo Mundo Sombrio.

sitemundosombrio@gmail.com

Mundo Sombrio © 2015 Todos os Direitos Reservados

Bloqueador de Anúncios Detectado

Os anúncios nos ajudam a manter o site no ar e trazer sempre mais terror para vocês. Por favor, desative o seu bloqueador de anúncios!