Umibozu, o monstro dos mares do Japão: mito ou realidade?

por Mundo Sombrio
674 visualizações

O folclore japonês é rico em lendas e mitos sobre criaturas sobrenaturais, e um dos mais conhecidos é o Umibozu, o monstro dos mares. Acredita-se que esse ser misterioso viva nas profundezas do Oceano Pacífico, especialmente na região de Hokkaido, no norte do Japão. Neste post, vamos explorar a lenda do Umibozu, discutindo suas origens, características e possíveis explicações para sua existência.

Origens do Mito

Esse mito tem suas origens na cultura japonesa antiga, remontando ao período Edo (1603-1868). De acordo com a tradição, o Umibozu é um ser enorme, com cerca de 30 metros de altura, que emerge das profundezas do mar durante tempestades violentas. Sua aparência é descrita como a de uma figura negra e peluda, com olhos brilhantes e uma boca enorme, capaz de engolir barcos inteiros.

Características e comportamento

O Umibozu é considerado uma criatura assustadora e perigosa, capaz de causar tempestades e naufrágios. Diz-se que, quando um navio se aproxima do seu território, o Umibozu emerge do mar e pede um barril de saquê para que possa beber. Se o pedido for atendido, o Umibozu deixará o navio em paz. Caso contrário, ele usará sua enorme boca para engolir a embarcação e sua tripulação.

Umibozu por shigeru mizuki foto aflo images 900x860 01 05 2016 • mundo sombrio
Umibozu, por Shigeru Mizuki | Foto: AsianWiki

Alguns contos populares descrevem este ser como um ser vingativo, que ataca os navios em resposta à pesca excessiva ou à poluição dos mares. Em outras histórias, ele é considerado um protetor dos animais marinhos, que pune os pescadores que não respeitam a natureza.

Explicações para a Lenda

Embora muitas lendas sobre criaturas sobrenaturais tenham uma base na realidade, a existência deste ser é altamente improvável. No entanto, algumas teorias foram propostas para explicar a origem do mito.

Uma das possíveis explicações é que a lenda do Umibozu foi criada pelos pescadores locais para explicar os naufrágios e as tempestades que frequentemente ocorrem na região. A figura do Umibozu seria uma forma de personificar a força bruta da natureza, que os pescadores não conseguiam entender ou controlar.

Outra teoria é que a lenda do Umibozu foi influenciada pelas crenças religiosas xintoístas. O xintoísmo é uma religião tradicional japonesa que enfatiza a adoração dos espíritos da natureza, incluindo os dos mares e rios. O Umibozu poderia ter sido criado como um espírito da água vingativo, que castiga aqueles que não respeitam o poder divino.

Lenda

Existe um conto muito conhecido sobre o Umibozu e que figura na coleção de histórias do Período Edo. O conto narra sobre um marinheiro chamado Kuwana, que violou um código antigo de navegação, no qual proibia os pescadores de navegarem sozinhos.

Kuwana, no entanto, ignorou o antigo código ao pegar seu barco e sair sozinho mar adentro. Certo do que queria fazer, seguiu intrepidamente pelo mar que já se mostrava revolto. Não tardou muito para ele encontrar um grande Nyudo (um eufemismo para Monstro Careca), que surgiu dos mares exibindo sua careca reluzente. Seus olhos eram terríveis como o espelho de escarlata.

Umibozu creative commons compressed • mundo sombrio
Umibozu | Foto: Creative Commons

A temível criatura perguntou ao marinheiro se ele via algo em sua forma que fosse assustador. O marinheiro lhe respondeu como responderia a uma pessoa comum. Ele disse ao terrível mostro que não encontrava nada de assustador em sua aparência.

Logo após responder ao monstro, Kuwana seguiu seu caminho calmamente como se nada demais tivesse acontecido, enquanto Umibozu ficou parado em meio ao mar olhando o marinheiro seguir com seu barco. Em seguida, a criatura desapareceu.

A lenda do marinheiro Kuwana despertou a imaginação dos japoneses da antiguidade. A partir de então, surgiram uma gama de contos sobre a criatura.

Conclusão

A lenda do Umibozu também é retratada em diversas obras da cultura popular, como animes, mangás e jogos eletrônicos. No anime “Naruto”, por exemplo, há um personagem que tem o nome do monstro e que possui habilidades relacionadas à água. Já no jogo “Yokai Watch”, o Umibozu é uma das criaturas que o jogador pode encontrar e capturar.

Apesar de ser uma lenda antiga e assustadora, o Umibozu é uma parte importante da cultura japonesa e representa a força e a imprevisibilidade dos mares. Se você estiver navegando nas águas do Japão, tome cuidado para não perturbar esse poderoso monstro marinho!

Visite-nos na nossa Página do Facebook

Siga-nos no Instagram e no Facebook também!

Escolhidos Para Você

Deixe um Comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados pelo Mundo Sombrio.

[email protected]

Mundo Sombrio © 2015 Todos os Direitos Reservados

Bloqueador de Anúncios Detectado

Os anúncios nos ajudam a manter o site no ar e trazer sempre mais terror para vocês. Por favor, desative o seu bloqueador de anúncios!