O Que é Um Exu?

o que é um exu mundo sombrio

O Exu, é uma das principais divindades do iorubá e do jejê. A fusão dessas duas religiões serviu de base para outras crenças nas Américas quando os africanos escravizados trouxeram sua cultura e sua fé, que se misturaram às de indígenas e europeus. Assim, surgiram religiões como o Candomblé, no Brasil, a Santeria, em Cuba e o vodu no Haiti.

No candomblé, Exu é um dos maiores Orixás (um tipo de divindade). É uma espécie de mensageiro, que faz a ponte entre o humano e o divino e muitas vezes é descrito como sendo travesso, fiel e justo. O Exu também está presente na Umbanda, religião brasileira que tomou forma no século 20 e combina iorubá e jejê com espiritismo, entre outras crenças.

A umbanda não tem uma autoridade central nem um livro sagrado como as grandes religiões monoteístas, mas, apesar de cada terreiro interpretar aspectos de Exu à sua maneira, existem alguns fundamentos básicos e universais: para sacerdotes e fiéis iniciados,

Exu sempre está ligado à vitalidade, à força, à proteção e à aplicação da lei em seus domínios espirituais.

Um pouco mais…

Orixá que liga os humanos ao mundo dos Orixás. Sem o Exu, nenhuma comunicação com o mundo espiritual é possível, não há proteção para o terreiro nem para seus filhos. O Exu faz a guarda e distribui bençãos de fertilidadefarturaproteção astralprosperidade e boa sorte nos negócios.

Se bem tratado e agradado como se deve, sabe retribuir as oferendas em dobro, mas quando Exu é esquecido, torna-se o pior dos inimigos, fechando os caminhos e trazendo má sorte a quem se esquece dele. Confundido com o diabo pelo exotismo de seu culto, que em alguns terreiros, que chega a parecer um verdadeiro espetáculo para impressionar a assistência.

Na África, na época das colonizações, foi sincretizado erroneamente com o diabo Cristão pelos colonizadores, devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e a forma como é representado no culto africano: um falo humano ereto, simbolizando a fertilidade e a sexualidade. Mas Exu não tem nada a ver com o diabo. Ele não cabe nestes padrões, pois pertence a Umbanda que é outra religião.

O Exu Orixá não incorpora em ninguém para dar consultas, eles são assentados na entrada das casas de candomblé como guardiões, e toda casa de candomblé tem um quarto para Exu, sempre separado dos outros Orixás, onde ficam todos os assentamentos dos Exus da casa e dos filhos de santo.

Homenagens a Exu

Santo Antônio é o santo católico sincretizado nos cultos afro-brasileiros com o orixá Exu, comemorado no dia 13 de junho que é um excelente dia para simpatias de amor.

Qualquer cerimônia deve ser aberta com o Padê de Exu, no qual se oferecem a Exu alimentos e bebidas votivas, etc., na intenção de que não perturbe os trabalhos com seu lado brincalhão e que agencie a boa vontade dos Orixás que serão invocados no culto. Também conhecido como despacho de Exu.

O Exu é sempre o primeiro a receber as oferendas, as cantigas, as rezas e é saudado antes de todos os Orixás, antes de qualquer cerimônia ou evento.

Características dos filhos do Orixá Exu

Seus filhos são sensuais, dominadores e inteligentes. Gostam da vida cercada de barulho, muitas pessoas e romances de todo tipo. Adoram festas e não se prendem a ninguém, são muito impulsivos. Mas se amam alguém, dão sua vida se for preciso, sem pensar em nada. Gostam de ajudar e trabalhar, mas podem se tornar vingativos e extremamente cruéis.

Exus e Pombagiras de Umbanda

Na Umbanda cultuamos as entidades chamadas Exus e Pombagiras como ancestrais que por motivos espirituais nos trazem recados, avisos, mas totalmente distinto do orixá Exu.

Exus de Umbanda

  • Tiriri,
  • Tranca Ruas,
  • Veludo,
  • Giramundo,
  • Capa Preta,
  • Pinga Fogo,
  • Caveira, etc.

Pombagiras de Umbanda

A palavra “pombagira” na verdade e um pronuncia “abrasileirada” do língua bantu africana pombogira (Pambu Njila) que é a porção feminina do mesmo Exu africano se confindiu com a entidade feminina de Exu na umbanda.

  • Maria Mulambo,
  • Maria Padilha,
  • Maria Zureta,
  • Dama da Noite,
  • Sete encruzilhadas,
  • Rosa dos Ventos,
  • Rosa Vermelha,
  • Dona Navalha,
  • Sete Saias, etc.

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr

DEIXE UM COMENTÁRIO

Posts Recentes

error: Alert: Esse conteúdo está protegido!