A Verdade sobre Valak, o Demônio do Filme “A Freira”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Se no cinema Valak é uma freira, nos grimórios e escritos de alta magia sua aparência é bem diferente; confira!

A maioria de vocês já deve ter visto Valak no filme ‘Invocação do Mal 2’ e provavelmente se assustaram com a freira demoníaca que aparece. Esse filme, que é inspirado em uma história real, usou como uma das referências um demônio que é considerado um dos mais poderosos.

Durante a minha pesquisa sobre o demônio, notei que em alguns lugares o nome Valak é escrito com C no final (Valac), mas nessa matéria escreverei com K no final conforme a personagem do filme.

Conheça a Verdade sobre Valak

Existe um grimório chamado ‘A Chave Menor do Rei Salomão’ que mostra os rituais que o Rei Salomão teria feito para atrair 72 demônios e como fez para que eles obedecessem as suas ordens. ‘A Chave Menor do Rei Salomão’ contém descrições detalhadas sobre os 72 demônios e o 62º demônio mencionado na lista é o demônio Valak.

O livro conta que ele é um demônio muito poderoso que governa 38 legiões de demônios.

“O 62º espírito é um presidente poderoso e grande, que aparece como uma criança com asas de anjo, montado sobre um dragão bicéfalo.”

O livro também diz que Valak tem o poder de mostrar tesouros ocultos, rastrear e capturar com facilidade serpentes:

“Dá respostas verdadeiras sobre tesouros ocultos e revela onde se pode ver serpentes, as quais serão levadas para o magista sem esforço algum.”

No final do filme ‘Invocação do Mal 2’, Lorraine se refere a Valak como “marquês das serpentes”.

A criatura conhecida como Valak, mas também pronunciada como Volac, Velek e Valek aparece em dois antigos grimórios de alta magia. O primeiro deles é o Pseudomonarchia Daemonum (latim para A Falsa Monarquia dos Demônios). Escrito em 1577 por Johann Weyer, ele se apresenta como o quadragésimo novo dentre os seus pares. Sua aparência física é de uma criança com traços angelicais, porém montado em um dragão de duas cabeças. Aqui, ele é o responsável por trinta legiões infernais. Além disso, Valak aparece ter uma semelhança com outros, como Ashtaroth e Belial. Nesse caso, era comum a representação iconográfica mesclando o divino com o profano. Não se sabe se realmente a entidade pode ser o garoto angelical, ou realmente o dragão de duas cabeças. Estas sãos as palavras traduzidas de Weyer sobre esta criatura.

“Volac (Valak) é um Grande Presidente, e aparece como um garoto com asas de anjo montado sobre um dragão de duas cabeças. Ele responde perfeitamente sobre tesouros escondidos e onde serpentes podem ser vistas, que ele pode também entregar nas mãos do conjurador, sem nenhuma força ou poder, ele tem domínio sobre trinta legiões de espíritos.”

Agora, na Chave Menor de Salomão, Ars Goetia em latim, um outro grimório do século XVII sua colocação é mais abaixo. Trata-se do sexagésimo segundo espírito. Da mesma forma que o verificado por Weyver, Valak se mostra como uma criança com asas de anjo, montando em um dragão de duas cabeças. Cabe a ele descobrir tesouros ocultos e revelar serpentes e víboras assim que o magista quiser. Ao todo, governo trinta e oito legiões. Quando invocado, pode também revelar números de sorte e voar rápido, saindo pelo teto. Pode ser chamado também de “Senhor das Serpentes”. Nos dois textos, esse espírito não possui a aparência de uma freira, sendo essa parte exclusiva da cinematografia hollywoodiana.

Valak mundo sombrio
Valak

Como foi definida a aparência do demônio Valak para o filme

Durante uma entrevista ao site IO9, James Wan contou como escolheu a aparência do demônio:

“Eu tinha uma boa ideia de como todo o filme iria funcionar, mas não sabia bem qual deveria ser a aparência de Valak. Eu senti que eu iria descobrir isso no meio do processo e sabia também que iria fazer refilmagens uma vez que finalizasse a produção. Eu simplesmente deixei isso para o final, descobri como a assombração seria na pós-produção, depois de uma conversa com Lorraine (a verdadeira). Ela me contou sobre uma entidade que a assombrava em sua casa e parecia uma figura encapuzada. Era uma visão demoníaca que a assombrava, mas eu queria algo que atacasse sua fé. Algo que ameaçaria a segurança do seu marido. E foi assim que a ideia de um ícone sagrado surgiu na minha cabeça.”

Valak em
Valak “A Freira”

Ficou curioso para ler sobre os 72 demônios? Existe uma adaptação em português que explica ‘A Chave Menor do Rei Salomão’, clique aqui!

O filme ‘A Freira’ com a personagem Valak, estreou dia 6 de setembro nos cinemas do Brasil.

Confira mais no Mundo Sombrio!

Mundo Sombrio

Mundo Sombrio

Histórias de Terror, Lendas Urbanas, Creepypastas, Relatos Sobrenaturais, Vídeos e muito mais. Mundo Sombrio: O Melhor do Terror para Você!