Um cosplayer de Jason Voorhees, conhecido como SteelCityJason, compartilhou fotos em seu Instagram da visita que fez a um jovem fã, chamado Declan, no Hospital Wheeling, em West Virginia (EUA). “Fã número 1” dos filmes da franquia ‘Sexta-feira 13’, a criança de 5 anos estava, na época, em fase terminal de neuroblastoma – câncer raríssimo nas glândulas adrenais, acima dos rins – que o assolou por cerca de 24 meses.
A primeira vez em que o artista visitou Declan foi em setembro de 2020, pouco dias antes do aniversário de cinco anos do garoto. “Visitei o meu pequeno melhor amigo com câncer, Declan. Ele está lutando recentemente e eu e minha namorada precisávamos visitá-lo. Então, nós fizemos. Eu quase desmoronei quando ele me abraçou e disse “Eu te amo, Jason”. Eu te amo muito, amiguinho. E estou orando por milagres”, escreveu o cosplayer em post feito na época da visita.
Alguns dias depois, como forma de comemorar o aniversário do rapaz, SteelCityJason e vários cosplayers experientes em personagens de filmes de terror – que eram os favoritos do menino – fizeram uma festa ao melhor estilo “Comic Con” no quintal dos pais da criança (confira algumas fotos abaixo). Infelizmente, em novembro, Declan não resistiu à doença e faleceu.
“Descanse em paz, amiguinho. Meu coração está quebrado (…) Todo o amor que ele recebeu de nós, cosplayers locais, veio de coração gentil para tornar o tempo limitado de Declan absolutamente divertido e cheio de coisas que ele ama”, afirmou o artista. “Todos vocês [cosplayers] deram a ele um dia memorável”.
SteelCityJason ainda agradeceu os pais do menino, Victoria Ellis e Michael McCombs, por “compartilharem o precioso garotinho com todos os personagens fantasiados que ele tanto amava”. “[Declan] foi além de um valor inestimável. Somos todos pessoas melhores por causa dele, mas o mundo está muito menos brilhante agora que ele faleceu”, declarou. “Vou sentir sua falta, homenzinho, e [da forma como] escolheu Jason e Freddy como seus heróis, porque ‘Jason e Freddy não tem medo do câncer, o câncer tem medo deles’.
Para quem não sabe – e de forma bem resumida -, Jason Voorhees é o assassino fictício da série de filmes de terror ‘Sexta-Feira 13’. O personagem, conhecido por usar uma máscara de hóquei no gelo e um facão como principal arma de ataque, fez a primeira aparição em 1980, na produção de Sean S. Cunningham. O sucesso foi tanto que ele se tornou um marco da cultura pop, fazendo aparições em várias séries, quadrinhos, músicas e até desenhos animados – sem contar os mais de 30 anos de filmes da franquia.
Muitos usuários nas redes sociais, no entanto, condenaram a atitude de SteelCityJason e dos pais de Declan por permitir que uma criança de apenas 5 anos assistisse longas de terror “sangrentos e cheios de assassinatos”. Em resposta, o cosplayer declarou que “não há motivos para criticar a família” por tal atitude.
Leia Também:
Pai contrata Jason Voorhees para buscar filho na escola no dia do seu Aniversário
Stephen King quer escrever um Romance sobre Jason Voorhees
“Vejo pessoas comentando principalmente coisas gentis na web, mas também algumas coisas negativas sobre os pais deixarem o garoto assistir filmes de terror. Mas, o que as pessoas não percebem é que Declan recebeu um diagnóstico de câncer terminal aos três anos (..) seus pais, sabendo que sua vida seria abreviada, deixaram ele assistir ao terror dos anos 80, pois ele estava interessado na ideia de Jason e Freddy não terem medo de nada. Ninguém deve culpá-los ou criticá-los. Eles apenas permitiram que [Declan] vivesse sua vida nos últimos dois anos, e ele queria assistir ao terror exagerado dos anos 80. Ele nunca veria de outra forma, então que assim fosse. Não vejo motivo para criticar isso”, explicou o artista.