Conheça Lázaro Barbosa, o serial killer de Goiás

“Psicopata, agressivo, impulsivo”: foragido é suspeito de assassinatos e tem causado insegurança à população da região

Lázaro Barbosa de Sousa, 32, está foragido da polícia por suspeita de assassinar brutalmente quatro pessoas da mesma família no Distrito Federal, matar um caseiro, sequestrar outras três vítimas para um ritual e trocar tiros com a polícia. As buscas já duram mais de 10 dias. 

Segundo o delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Robson Cândido, o suspeito passou a vida trabalhando em fazendas.

Quem é Lázaro Barbosa, o serial killer de Goiás?

Em uma das ocasiões em que foi preso, o laudo psicológico feito na penitenciária também o classifica como “psicopata”, com “comportamento impulsivo, agressivo, instabilidade e dependência emocional, preocupações sexuais e falta de controle e equilíbrio”.

A última residência do foragido fica na cidade de Cocalzinho de Goiás, que tem cerca de 18 mil habitantes. No local a polícia encontrou itens e desenhos que indicam rituais de magia negra. Ainda não se sabe há quanto tempo ele morava lá e se mais alguém residia na casa.

Lázaro chegou a ser preso três vezes, e fugiu em todas as ocasiões. Na lista de crimes se encontram assassinatos, estupros, sequestros, roubo e porte ilegal de arma de fogo.

Lázaro barbosa, o serial killer de goiás mundo sombrio
Lázaro Barbosa, o serial killer de Goiás

O que se sabe até agora sobre o serial killer de Goiás?

Apesar da extensa lista de crimes existir desde 2007, Lázaro começou a chamar a atenção após o assassinato brutal de um casal e dois filhos em Ceilândia, no Distrito Federal, na quarta-feira (9).

Cláudio Vidal de Oliveira, 48 anos, Gustavo Vidal, 21, e Carlos Eduardo Vidal, 15, foram assassinados no local. Os corpos estavam sob folhas para que não fossem vistos pelas buscas aéreas da polícia.

Cleonice Andrade, 43, foi levada como refém e teve o corpo localizado três dias depois, às margens de um córrego, sem roupas. De acordo com a polícia, a vítima foi executada com tiro na nuca.

Lázaro também passou a ser investigado pelo assassinato de um caseiro em Cocalzinho de Goiás. O crime teria ocorrido quatro dias antes da chacina em Ceilândia. O homem morreu alvejado por tiros, e o suspeito não levou nenhum pertence da vítima.

Na mesma cidade o foragido teria feito um casal e a filha de reféns, mas a menina conseguiu pedir ajuda e a polícia chegou a tempo de evitar mais mortes, mas Lázaro escapou. Um policial foi baleado na operação.

O secretário de Segurança afirma que existe um método que ele utiliza ao cometer os crimes:

— Ele leva para a beira do rio, manda tirar as roupas e acaba matando. Teria sido esse o destino da família, principalmente depois que ele percebeu que a menina tinha pedido ajuda.

Perseguição

O secretário justifica a demora em capturar o suspeito afirmando que ele tem grande conhecimento da região.

— Ele é nascido e criado aqui nessa região, é mateiro, sabe se movimentar como ninguém. Isso dificulta nosso trabalho. Essa região tem muitas chácaras, casas abandonadas, casas de passeio e uma grande mata auxiliar fechada. Isso desfavorece quem está perseguindo e favorece quem é da região. Essa é nossa grande dificuldade.

Desde sábado (12), mais de 200 agentes do Distrito Federal e de Goiás participam da força-tarefa para capturar o foragido.

Segundo o secretário, as chances de captura aumentam com o passar do tempo por conta do cansaço do fugitivo e da dificuldade para encontrar comida.

Policiais encontram carta de Lázaro Barbosa

Lazaro barbosa. Jpg 1693159006 • mundo sombrio
Lázaro Barbosa, o serial killer de goiás, cita ‘O Senhor dos Anéis’ em texto encontrado pela polícia; leia a carta na íntegra (Foto: Reprodução)

Policiais encontraram uma carta escrita pelo serial killer Lázaro Barbosa, de 32 anos, acusado de ser o responsável pela chacina em Ceilândia no último dia 5. O material foi achado em um esconderijo do criminoso no povoado de Edilândia, em Cocalzinho (GO). 

Em trechos da mensagem redigida pelo assassino em série, é possível ver citações de ‘O Senhor dos Anéis‘. No papel, o suspeito reflete sobre a morte e escreve que ‘muitas pessoas que estão vivas merecem morrer’. O discurso também faz parte da obra de J. R. R. Tolkien. 

Há outras forças agindo neste mundo além da vontade do mal“, é uma das frases escritas por Barbosa, em uma folha de papel branca e redigida à mão com uma caneta vermelha, conforme você confere na imagem acima. 

Lazaro barbosa carta. Jpg 852863802 • mundo sombrio
Carta escrita por Lázaro Barbosa. Foto: Reprodução

Vale lembrar que as buscas por Lázaro já estão no décimo dia, em força-tarefa que reúne mais de 200 policiais. O homem é procurado desde o assassinato de uma família Ceilândia, no Distrito Federal. 

Leia na íntegra a carta escrita pelo serial killer: 

Muitos que vivem merecem morrer. Alguns que morrem merecem viver.

Você pode lhes dar vida?

Então não seja tão ávido para julgar e condenar à morte.

Mesmo os muitos sábios não conseguem enxergar tudo,

assim como todos que vivem para ver tempos assim, não cabe a eles decidir.

Temos de decidir apenas o que fazer com o tempo que nos é dado.

Há outras forças agindo neste mundo além da vontade do mal“.

Lázaro Barbosa tem histórico de ligação com ocultismo

Os inúmeros áudios e conversas de pessoas dizendo que Lázaro Barbosa realiza rituais satânicos não são fake news. Na pequena cidade de Barra do Mendes, interior do sertão da Bahia, onde Lázaro cometeu duplo homicídio em 2007, a fama dele é a de que, ainda garoto, foi ensinado pelo avô a praticar o mal por meio de rituais macabros.

Ali, as atrocidades de Lázaro viraram uma espécie de lenda e as pessoas realmente acreditam que ele possa evocar espíritos malignos para protegê-lo e ajudá-lo a cometer barbaridades e assassinatos.

De acordo com a força-tarefa policial montada para capturar o suspeito, mais de 14 casas e/ou chácaras foram invadidas, e em alguns locais há indícios de tentativas de incêndio e objetos queimados.

43c9dbce edb24b99 f116 44c3 8379 aaa3527a90d2 • mundo sombrio

Figura Macabra

“Busquem saber mais sobre a história dele. Aqui na minha cidade, em Barra do Mendes, ele matou dois, veio a polícia da região toda e não conseguiram pegar ele. As escolas ficaram por um bom tempo fechadas. Lázaro nunca morou na cidade ou no povoado, morava no mato. Vinha no povoado só pra comer e voltava pro mato. A história da família dele é macabra”, contou Alessandra, uma moradora de Barra do Mendes.

Leia Também: Como Fazer Feitiços? Conheça a Bíblia da Feitiçaria [DOWNLOAD]

“Depois que ele cometeu os assassinatos, passou 15 dias foragido. E ele só se entregou porque se machucou. Ele nasceu nesse povoado, povoado Melancia, daqui de Barra do Mendes. Fica há uns 20 km daqui da cidade. Ele se machucou e a perna dele começou a inchar. Aí ele procurou um homem numa das roças e pediu para esse homem levá-lo até a delegacia que ele iria se encontrar”, continuou Alessandra.

“Quando ele se entregou e começou a contar a história, no depoimento dele, os policiais ficaram chocados porque ele falava exatamente onde os policiais estavam, por onde tinham passado durante todos aqueles dias de operação e buscas sem terem conseguido pegá-lo”, concluiu a moradora de Barra do Mendes.

Rituais 1 • mundo sombrio

Como funciona a mente de um serial killer?

Transtorno de personalidade antissocial torna uma pessoa incapaz de sentir empatia e aceitar as regras da sociedade, diz psiquiatra.

A caçada por Lázaro Barbosa, acusado de matar quatro pessoas de uma mesma família no Distrito Federal, já dura dez dias e mobiliza mais de 300 agentes de segurança. Ele passou a ser chamado de serial killer à medida em que seus outros crimes começaram a ser revelados: em uma semana, além dos quatro assassinatos, ele baleou outras três pessoas e fez reféns em chácaras.

Segundo o psiquiatra Henrique Bottura, diretor clínico do Instituto de Psiquiatria Paulista, Lázaro tem um transtorno de personalidade antissocial, que o torna uma pessoa incapaz de sentir empatia ou de aceitar os códigos de valores compartilhados pela sociedade.

“Na linguagem médica, definimos que existe uma personalidade normal e existem doenças da personalidade, como o transtorno de personalidade antissocial. Então o psicopata, o serial killer, ele é um antissocial”, explica o especialista. Ela também ressalta que existem vários tipos de antissociais e que nem todos se tornam matadores em série, alguns podem se tornar estelionatários, por exemplo.

O psiquiatra explica que o ser humano tem um sistema no cérebro que faz com que ele perceba o outro semelhante, o identificando como uma pessoa parecida e, portanto, que vivencia as mesmas dificuldades e as mesmas questões que ele. É isso que o torna capaz de se colocar no lugar do outro.

“Os antissociais têm uma deficiência. Eles não têm a capacidade de se colocar no lugar do outro, então eles agem para atender às próprias necessidades, mesmo que elas possam gerar dor e sofrimento. O serial killer é uma pessoa fria de alma, que não tem capacidade empática e não tem noção do que a sociedade espera dele. Portanto, ele age somente para atender o seu anseio e não interessa o que o outro sinta”, afirma Bottura.

Outra característica do psicopata é a dificuldade de seguir regras e leis. No caso de Lázaro, no passado ele se envolveu com agressões, roubos, homicídios e estupros. E, de acordo com a Polícia Civil, ele coleciona três mandados de prisão em aberto e está foragido da penitenciária de Águas Lindas de Goiás há mais de três anos.

O psiquiatra ressalta que não é fácil identificar um psicopata no dia a dia e que, na maioria das vezes, é uma surpresa quando a pessoa é identificada. Além disso, ele explica que alguns psicopatas podem apresentar indícios do transtorno desde a infância.

“Quando observamos, já na infância existem alterações que mostram que aquela pessoa tinha uma incapacidade empática. Por exemplo, agir de maneira dissociada das
necessidades, do que é socialmente correto, muitas vezes maltratar animais. [Essas crianças] têm problemas de comportamento, de não respeitar autoridade e mostrar uma insensibilidade com o outro já desde a infância”, afirma.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Mundo Sombrio
Histórias de Terror, Lendas Urbanas, Creepypastas, Relatos Sobrenaturais, Vídeos e muito mais. Mundo Sombrio: O Melhor do Terror para Você!

Outros Posts