Jorogumo | A Criatura Metade Mulher e Metade Aranha

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no tumblr

Proveniente do folclore japonês, Jorogumo é descrita como uma gigantesca yokai (criatura sobrenatural) que possui cabeça de mulher e corpo de aranha.

A Lenda de Jorogumo

Jorogumo aparece na forma de uma linda mulher para atrair homens e prendê-los em suas teias, onde irá devorá-los. Porém, mesmo quando está na forma humana, seu reflexo ainda mostra sua verdadeira aparência.

Existem algumas lendas diferentes ao redor da personagem de Jorogumo. Uma conta sobre uma bela jovem que seduz homens para áreas vazias, onde toca um Biwa (instrumento de cordas japonês). O homem, distraído com a beleza da moça, nem sequer percebe as teias que o envolvem, o impedindo de escapar. Ele será sua próxima refeição.

Outra lenda diz que, quando uma aranha faz 400 anos, ela ganha habilidades mágicas. A partir deste momento, a aranha cresceria monstruosamente e passaria a poder se metamorfosear numa bela mulher.

Uma curiosidade interessante, a Jorogumo existe! Não a yokai, claro, mas as aranhas da espécie Nephila Clavata são conhecidas como Juro-gumo. Sim, elas são as aranhas da lenda. O tamanho da fêmea varia de 2 a 3 centímetros, mas podem crescer a medida que ficam mais velhas. Algumas dessas aranhas são grandes o suficiente para comer pequenos passarinhos.

A Jorogumo também é conhecida como a “Senhora da cachoeira Joren”, que fica em Izu, Shizuoka.

A Lenda da Senhora da Cahoeira Joren

Diz a lenda que um homem estava descansando as pernas na cachoeira, quando percebeu que seus pés estavam amarrados em teias de aranha. Para libertar-se, ele cortou as teias e as amarrou num tronco de árvore, que foi arrancado do chão e arrastado para a água.

Leia Também:  Matinta Perera | A Lenda Urbana que Assombra a Região Norte do Brasil

Depois desse incidente, as pessoas ficaram com medo e pararam de ir na cachoeira. No entanto, um lenhador forasteiro, sem saber sobre a história da Jorogumo em Joren, começou a cortar madeira na área.

Depois de ter acidentalmente derrubado seu machado na água, ele mergulhou para encontrá-lo; em seguida, uma linda mulher apareceu e lhe devolveu o machado, mas pediu para que nunca contasse a ninguém sobre ela. Embora o lenhador estivesse cumprindo a promessa, ele começou a se sentir ansioso sobre o incidente.

Um dia, quando estava bêbado, contou o segredo e finalmente se sentiu livre. Então, caiu num sono profundo e nunca mais acordou.

Em uma variação dessa história, o lenhador se apaixonou pela Jorogumo e começou a visitar a cachoeira todos os dias para vê-la. Mas com o passar do tempo, ele começou a ficar cada vez mais fraco. Um monge da área suspeitou que o homem tinha sido aprisionado pela aranha, então os dois foram para a cachoeira juntos, e lá, o monge leu um sutra budista. Enquanto o monge lia o sutra, teias de aranha começaram a sair da água e tentaram envolver o lenhador, mas o monge gritou o sutra e as teias desapareceram.

Leia Também:  O Sétimo Celeiro [Lenda Urbana]

Embora o lenhador soubesse de que a linda mulher era uma aranha, ele não conseguiu esquecer o seu amor por ela. Então, pediu ajuda a um Tengu, mestre yokai da montanha, mas ele o proibiu deste amor. O lenhador, porém, não conseguiu desistir. Voltou correndo para a cachoeira e foi capturado pelos fios de sua teia, que o arrastaram para a água, nunca mais sendo visto.

A Lenda de Kashikobuchi

Existem outras histórias como a anterior, onde um tronco de água é arrastado para a água no lugar do lenhador. Um exemplo disso é a lenda de Kashikobuchi. Aqui, logo depois de o tronco ser levado para a água, o lenhador escuta uma voz dizendo:

“Que inteligente, que inteligente”.

Por conta disso, essa área passou a ser chamada de Kashikobuchi, que significa literalmente “abismo inteligente”. Nesse lugar, inclusive, Jorogumo é adorada como uma deusa que protege as pessoas do afogamento.

E aí, o que achou da Lenda Japonesa da Jorogumo? Lembra alguma lenda brasileira? Deixe a sua opinião e experiências aí nos comentários. Abraços Sombrios!

Outros Posts

Conheça Mais sobre Demonologia

Você já ouviu falar em Demonologia? Sabe do que se trata? Com certeza é um assunto um tanto curioso, e muitas vezes motivo de medo para muitas pessoas, afinal o desconhecido é sempre amedrontador!

Leia Mais

Desista! [História de Terror]

Depois de descobrir uma traição, Juliana pensou em desistir de tudo; do emprego, da faculdade e principalmente do amor. Também pudera, anos de namoro, mais alguns anos de casamento, para ser traída e humilhada por

Leia Mais

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Pesquisa