5 Teorias Sobre o Sumiço da Tripulação do Mary Celeste

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no tumblr

Um dos grandes mistérios das histórias náuticas, o Mary Celeste, foi um navio bergantim mercante anglo-americano. Este navio ficou famoso após ser descoberto no Oceano Atlântico em 05 de dezembro de 1872 completamente abandonado e vazio. No entanto, não haviam sinais de lutas e nem de violência.

O navio foi avistado por marinheiros do Dei Gratia, um navio mercante comandado pelo capitão David Morehouse. O capitão ordenou que sua tripulação verificasse o navio, foi quando descobriram que todos haviam sumido.

Sete tripulantes e dois passageiros do navio haviam desaparecido e também faltava um bote salva-vidas. A tripulação nunca mais foi vista e este é considerado um dos grandes enigmas de todos os tempos.

O mais curioso é que o tempo estava bom e, acima de tudo, a tripulação no navio era formada por marinheiros experientes e acostumados a lidarem com o mar. No diário de bordo, não estava relatado nada relacionado a um mal tempo. O último registro de bordo foi escrito no final de novembro, a cerca de 160 quilômetros de Açores. Além disso, o navio estava em condições perfeitas de navegabilidade e com as velas levantadas. Os pertences da tripulação também foram deixados para trás, inclusive itens de valor.

mary celeste mundo sombrio

A viagem do navio Mary Celeste começou em 7 de novembro de 1872 e zarpou da Ilha de Staten, Nova Iorque, com destino Gênova, na Itália. A navegação ia em direção ao Estreito de Gibraltar, no Mar Mediterrâneo.
O navio estava navegando por mais de um mês. Contudo, ainda possuía suprimentos para mais de seis meses, já que o compartimento de cargas estava totalmente abastecido.

A tripulação do navio era composta pelo capitão Benjamin Briggs e sete marinheiros. O navio também levava a mulher e a filha do capitão de dois anos que passariam férias na Itália. O navio transportava para a Itália uma carga valiosa de barris de álcool industrial.

Os questionamentos acerca do desaparecimento da tripulação do Mary Celeste geram muitas especulações.

Especulações sobre o Mary Celeste

Há quem diga que a tripulação poderia ter sumido por conta de causas naturais, como as trombas d’água e/ou maremotos.

Outra hipótese seria que o desaparecimento teria sido causado por ações humanas, como motim da tripulação ou ainda ataques de piratas. No entanto, a carga a bordo do navio também permanecia intacta, o que faz com que se questione a hipótese de ataque de piratas. E, é claro, há ainda teorias que envolvem eventos sobrenaturais, como abdução coletiva da tripulação por extraterrestres ou ainda ataques de monstros marinhos mitológicos.

O Mary Celeste foi rebocado pelo navio Dei Grati até o Estreito de Gibraltar. Depois de um tempo sem que nada fosse descoberto, o navio foi vendido e ainda usado por 12 anos para o transporte de mercadorias. Porém, em uma tentativa frustrada de receber o valor do seguro, o último dono do navio o afundou propositalmente na costa do Haiti.

Os restos do bergantim foram encontrados em 2001 durante uma expedição liderada por Clive Cussler e pelo produtor John Davis.

5 Teorias sobre o que aconteceu com o Mary Celeste

Em 1872, o capitão Benjamin Briggs, sua família e uma tripulação pequena e confiável partiram em uma viagem de Nova York a Gênova em um navio mercante chamado Mary Celeste. Um mês depois, o navio foi encontrado à deriva na costa de Portugal, sem uma alma a bordo. O enigma de Mary Celeste tem intrigado a todos desde então, com inúmeras teorias concorrentes sobre o que aconteceu com Briggs e as outras pessoas a bordo. O que lhe parece mais provável?

1. Massacre em Massa

As verificações iniciais do navio encontraram marcas estranhas que podem ter sido causadas por um machado, junto com vestígios do que parecia ser sangue. O procurador-geral, que liderou a investigação, fixou-se na ideia de que membros da tripulação haviam bebido violentamente a carga de álcool do navio e depois massacraram todos os outros a bordo antes de partirem no único bote salva-vidas do navio.

Exceto que, mais tarde, foi revelado que as manchas de sangue não eram exatamente manchas de sangue, mas sim marcas devido ao desgaste natural e o álcool era um material de nível industrial que não era adequado para beber. Além disso, por que diabos os marinheiros homicidas partiriam do navio para enfrentar certa destruição em um pequeno bote salva-vidas?

2. Conspiração Criminal

Uma galeria de “suspeitos” tem sido implicada no caso de Mary Celeste ao longo dos anos. Piratas do norte da África poderiam ter atacado o navio e matado a tripulação? Talvez, mas o navio não havia sido saqueado. E a tripulação do Dei Gratia, o navio que realmente havia descoberto a Mary Celeste vazia – talvez eles na verdade tivessem atacado a Mary Celeste e depois fingido tê-la encontrado à deriva para que pudessem ganhar dinheiro com o resgate?

Ainda mais estranha é a ideia de que foi um trabalho interno, com o capitão Briggs e sua família fingindo suas mortes para reivindicar o dinheiro do resgate através de um co-conspirador.

3. Abdução Alienígena

Não há como fugir disso: muitas pessoas ainda suspeitam que alienígenas apareceram de repente e levaram a tripulação para longe.

Provavelmente, isso se deve em parte à ideia que muitas pessoas têm de que a Mary Celeste esteja em uma condição estranhamente intocada, com a última entrada do registro escrita pouco antes de ser descoberta, e os alimentos meio comidos ainda deitados na mesa.

Na verdade, isso é um mito – o último registro foi feito vários dias antes da descoberta, não havia comida estendida e o navio estava desarrumado, encharcado e (nas palavras do relatório do tribunal) “uma bagunça completamente molhada”. Há também a pequena questão do barco salva-vidas desaparecido, que é um sinal de que a tripulação abandonou deliberadamente o navio.

4. Desastres Naturais

O próprio mar poderia estar por trás do mistério? Uma possibilidade é que a embarcação Mary Celeste tenha atingido uma tromba d’água, que é basicamente um tornado no mar, ou talvez um súbito terremoto violento.

Qualquer um deles poderia ter causado danos superficiais e algumas inundações, talvez fazendo a tripulação pensar que o navio estava prestes a afundar, levando-os a cometer o erro fatal de subir no barco salva-vidas.

5. Explosão de Álcool

Talvez a teoria mais convincente esteja relacionada à carga de álcool industrial do navio. Seja por turbulência ou barris porosos, os vapores alcoólicos nocivos podem ter escapado, causando uma pequena explosão ou fazendo a tripulação pensar que uma explosão era iminente.

Briggs pode ter dado a ordem para abandonar temporariamente o navio, com todos se empilhando no barco salva-vidas para navegar atrás da Mary Celeste até que o perigo passasse. A corda que prende o barco ao navio pode ter sido desfeita, deixando-os balançar inutilmente quando a Mary Celeste vazia partiu, abandonando-os à imensidão imensa do mar.

Vídeo sobre o Mary Celeste

E aí, o que você acha sobre o assunto? Você tem alguma teoria sobre o suposto “abandono” do Mary Celeste? Deixe aí nos comentários. Abraços Sombrios!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no tumblr

Curso - Desenvolvimento de Games - Completo

Aprenda como Criar e Programar seus Próprios Jogos. Mesmo que esteja começando HOJE!O Curso INÉDITO no Brasil está com uma super promoção e pode ser seu.Ainda com Acesso Vitalício, Suporte Individual, Certificado, Novas Aulas e Muito MAIS!Aprenda a Programar seus Próprios Jogos

Deixe um Comentário

Outros Posts

Férias na Fazenda [História de Terror]

A História de Terror “Férias na Fazenda”, traz à tona histórias vivenciadas por um povo simples que mora na Zona Rural, onde, durante suas férias de verão, duas meninas vão provar o sabor dos mistérios das Lendas

Leia Mais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Login

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Login

Faça o Login para ter acesso à muitas novidades no nosso site!

[ihc-login-form]

Pesquisa