Carranca: Conheça mais sobre esse objeto assustador

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
carranca mundo sombrio

Em algum momento da vida, você já deve ter se deparado com uma dessas estátuas assustadoras na varanda de algum conhecido ali pelo Nordeste brasileiro não é mesmo? Essa estátua é conhecida como Carranca e é sobre ela que vamos falar nesse post.

Carranca

Uma Carranca representa braveza. Elas representam o artesanato típico das cidades próximas ao rio do nordeste, que abrange cinco estados brasileiros.

A Carranca é uma escultura com forma humana ou animal, ou seja, antropomórfica, produzida em madeira e utilizada a princípio na proa das embarcações que navegam pelo rio São Francisco, pois os navegadores acreditavam que esta figura amedrontadora ajudava a afastar os maus espíritos e protegia a tripulação do ataque de monstros do rio.

Esse tipo de escultura em madeira espalhou-se pelo Brasil como uma forma de arte popular, sendo vendida em feiras e lojas de produtos artesanais. Ainda há uma dúvida sobre sua origem. Alguns pesquisadores dizem que essa cultura seria derivada de crenças dos povos africanos que vieram ao Brasil, enquanto outros alegam serem típicas da cultura indígena. Seriam elas, amuletos ou simplesmente ornamentos para barcos ou casas? Mas, o que se sabe mesmo é que os artesãos que as produzem são chamados de carranqueiros.

Um breve histórico sobre as Carrancas

As primeiras referências à essas esculturas datam de 1888 em livros de Antônio Alves Câmara e Durval Vieira de Aguiar. As carrancas eram construídas a princípio com um objetivo comercial, pois a população ribeirinha dependia do transporte de mercadorias pelo rio, e os barqueiros utilizavam as carrancas para chamar a atenção para sua embarcação.

Em certo momento, a população ribeirinha passou a atribuir características místicas de afugentar maus espíritos à essas esculturas. Esta atribuição colocava em segundo plano o aspecto artístico da sua produção, ou seja, como forma de manifestação cultural popular de uma região brasileira. Elas tinham um significado importante para as embarcações: elas espantavam maus espíritos, ajudavam para que a embarcação não afundasse, livravam das tempestades e atraíam muitos peixes.

Carranca proa do barco • mundo sombrio
Figura de proa e leão de barca também eram termos utilizados pelos remeiros.

Os principais polos de produção e comercialização de carrancas são as cidades de Petrolina, em Pernambuco, Pirapora, em Minas Gerais, e Santa Maria da Vitória, Juazeiro, na Bahia.

Características dessas Esculturas

As características mais comuns das carrancas são os olhos esbugalhados, orelhas grandes e pontudas, uma juba generosa, dentes como presas afiadas, narinas abertas e língua à mostra.

Dizem que quanto mais feia, melhor ela é. Portanto os artesãos capricham para tornar a escultura uma “coisa de doer a vista”.

Hoje existem carrancas de todos os tipos e tamanhos. É fácil de encontrá-las nas casas de moradores de Estados por onde corta o Rio São Francisco como Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.

Carranca a venda • mundo sombrio

Lenda

Uma das lendas que envolve a Carranca nas embarcações é associada a outra figura folclórica da região: O Nego D’água (Ou Caboclo D’água). Este último, é um ser mitológico que tem mania de virar as embarcações afogando aqueles que estejam nela.

Diz a lenda que a carranca, frente ao Nego D’água, consegue se transformar numa criatura viva e enfrentá-lo. Mas, se não conseguir vencê-lo, pelo menos avisa ao barqueiro do perigo com três gemidos para que este se salve.

Memória Sertão

Símbolo da região do Vale do São Francisco, hoje a carranca é considerada Arte Popular Brasileira. A escultura tem origem nas embarcações que faziam o trajeto de Minas Gerais a Juazeiro, na Bahia, pelo Rio São Francisco e virou objeto de desejo dos colecionadores. No Memória Sertão vamos saber mais sobre a história das Carrancas nesse vídeo.

E aí? O que você achou desse post sobre essa “criatura” misteriosa? Você já conhecia a sua história? Já viu uma? Compartilhe esse post com seus amigos e pergunte a eles também. Abraços Sombrios!

Mundo Sombrio

Mundo Sombrio

Histórias de Terror, Lendas Urbanas, Creepypastas, Relatos Sobrenaturais, Vídeos e muito mais. Mundo Sombrio: O Melhor do Terror para Você!